Galerinha do bem, como vão vocês???
Olha só, recentemente estive navegando por alguns sites de fotografia e vi este artigo que julgo ser muito útil para quem está começando...vejam as dicas legais que o cara do site O Meu Olhar deu e quem são demais...!!
As fotografias desfocadas acontecem mais vezes do que qualquer
fotógrafo gostaria e o motivo é quase sempre o mesmo: a máquina
fotográfica não se encontrava estável na hora de disparar. Mune-se
destas dicas para acabar, de uma vez por todas, com as fotografias
tremidas.
Tremor de fotografia
O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o
tempo de exposição do sensor das máquinas digitais (ou do rolo de
filme) à luz – numa operação tão delicada como esta, o mais pequeno dos
movimentos pode desfocar por completo a imagem. Com as câmaras
digitais, a tendência é esticar os braços para a frente, de forma a
visualizar no ecrã aquilo que se pretende fotografar – um movimento
que, embora possa parecer inocente, é perito em produzir as tão
indesejadas fotos tremidas.
Mãos no sítio
Uma vez que a visualização do cenário a fotografar com câmaras
digitais é super-acessível, há uma tendência natural para tentar
fotografar com uma mão apenas – algo difícil e pouco aconselhado, mesmo
que não seja um “tremedor” habitual. Habitue-se a fotografar sempre com
ambas as mãos na máquina, só assim é que irá conseguir a estabilidade
necessária para obter fotografias sempre impecáveis. Como? Assim:
- Mão direita: deve segurar a parte direita da máquina, mais especificamente, o dedo indicador deve estar posicionado sobre o disparador, o polegar deve agarrar a parte de trás da máquina e os restantes três dedos devem envolver a zona frontal da mesma. A aderência da mão à máquina deve ser forte, mas não tão poderosa que possa causar um tremor...
- Mão esquerda: deve suportar o peso da máquina fotográfica em geral, ou seja, sirva-se dela para apoiar a câmara por baixo ou então coloque-a firmemente em torno da lente, se for o caso.
Visor vs. Ecrã
Se vai utilizar o visor, manter as duas mãos firmemente sobre a
máquina não deve ser muito difícil (com um pouco de prática depressa se
habitua), uma vez que terá a câmara muito próxima do corpo… mas o que
fazer se quiser utilizar o ecrã? Recorre à mesma técnica, estendendo os
braços para a frente não mais do que 30cm, certificando-se que mantém
os cotovelos para dentro, de forma a assegurar o nível de estabilidade.
6 dicas de estabilidade
Conseguir segurar numa máquina e fotografar efectivamente sem tremer
é algo que necessita de disciplina, prática e paciência. Estas 6 dicas
revelam outras formas de conseguir a tão desejada estabilidade – use e
abuse porque máquina firme é sinónima de fotos fabulosas.
- Tripé: o melhor amigo de qualquer fotógrafo, não há efectivamente forma mais estável de tirar fotografias do que com recurso a um bom tripé.
- Superfície lisa: para quem não tiver um tripé, pode facilmente improvisar ao pousar a máquina numa superfície lisa – uma mesa, muro ou pilha de livros – para (embora com algumas limitações) conseguir praticamente o mesmo efeito.
- Remoto controlo: para quem tem mãos que tremem incessantemente, a melhor dica é, sem dúvida, a utilização de um remoto controlo para activar a máquina fotográfica, até porque às vezes o próprio movimento de pressionar o disparador pode ser o suficiente para tremer a fotografia. Para um efeito optimizado, utilize-o em conjunto com o tripé ou qualquer outra superfície lisa.
- Encoste-se: para conseguir um pouco de suporte extra, encoste-se a uma parede, porta ou árvore para fotografar com maior estabilidade.
- Utilize o corpo: o próprio corpo pode ser utilizado para garantir um maior e melhor equilíbrio na hora de disparar – separe os pés utilizando a largura dos ombros como referência; sente-se no chão e descanse um cotovelo num joelho para formar um tripé natural (mantenha os cotovelos sempre para dentro); deite-se no chão de barriga para baixo, forme um punho com uma mão e pouse a máquina sobre a mesma; numa posição agachada, apoie um cotovelo no joelho e “entale” a máquina entre o pulso e o ombro.
- Inspire e expire: pode parecer estranho, mas muitos fotógrafos profissionais apontam esta técnica como sendo imprescindível – antes de premir o disparador, inspire de forma gentil, mas profunda, e expire apenas no momento em que disparar; pode também fazer o contrário. O simple movimento causado pela respiração pode interferir negativa ou positivamente com o acto de fotografar e ter consciência disso pode ajudar a estabilizar a sua pose de fotógrafo

demais meu velho.. parabéns pelo blog! Nos vemos em breve por aí, grande abraço
ResponderExcluirPow Mancha vlw brother...DEUS te abençoe...qualquer dia vou fotografar um show da Casa hein...só marcar!! abração!
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